Avaliação da Integridade Estrutural de Dutos Com Defeitos

Tipo de Projeto: Pesquisa                                                Tutor: Fernando Cesar Meira Menandro

Data de Início: 01/01/2013                                               Data de Conclusão: 31/12/2013

O crescimento da produção de óleos pesados nos campos de produção, principalmente do litoral do Espírito Santo, submetem as linhas de escoamento a possíveis falhas devido a defeitos. Com a evolução das leis que protegem o meio ambiente e o envelhecimento das linhas de transporte de derivados do petróleo, tornou-se necessário garantir sua integridade, evitando-se acidentes com prejuízos econômicos e ambientais. Para assegurar a continuidade operacional dessas linhas com razoável nível de segurança, foram desenvolvidos métodos semi-empíricos para avaliação estrutural dos mesmos baseados nos tipos de defeitos.

Este projeto de pesquisa tem a participação de alunos do Grupo PET e de graduação. O objetivo desta pesquisa é estudar e comparar os métodos semi-empíricos disponíveis na literatura aplicados em um duto e permitir desta forma entender como reduzir os riscos de falhas e, consequentemente, a otimização dos custos de produção. O projeto de pesquisa avançou tanto que findou em um trabalho de conclusão de curso.

Orientadores: Geraldo Rossoni Sisquini e Frederico Carlos Maciel Thom.