Aprendizagem por Meio de Desenvolvimento de um Projeto

Tipo de Projeto: Ensino                                     Tutor: Fernando Cesar Meira Menandro

Data de Início: 01/06/2014                                Data de Conclusão: 31/12/2015

A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente de aprendizagem. Este ambiente é criado para promover a interação entre todos os seus elementos, propiciar o desenvolvimento da autonomia do aluno e a construção de conhecimentos de distintas áreas do saber, por meio da busca de informações significativas para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema. Tendo isso em vista, a atividade "Aprendizagem por Meio de Desenvolvimento de um Projeto" teve como objetivo criar espaço para que professores e alunos tenham autonomia para desenvolver o processo de aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recíprocas, solidariedade e liberdade responsável, além de desenvolver as capacidades de trabalhar em equipe, tomar decisões, comunicar-se com desenvoltura, formular e resolver problemas relacionados com situações contextuais e incorporar as novas tecnologias não apenas para expandir o acesso à informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.