Estudo de Língua Estrangeira / PETalks

Tipo de Projeto: Ensino

Tutores: Fernando Cesar Meira Menandro e Atilio Barbosa Lourenço

Data de Início: 01/01/2013                            Conclusão: 29/11/2019

Devido ao fato da maior parte dos bolsistas já dominarem um idioma e/ou estarem matriculados em cursos de idiomas estrangeiros, os alunos, por iniciativa própria, resolveram criar grupos de conversação e tradução na língua francesa e inglesa.

O objetivo é auxiliá-los nas leituras técnicas das atividades de ensino, extensão e pesquisa, e na participação em convênios/intercâmbios com instituições estrangeiras. Além disso, o grupo tem como objetivo agregar conhecimentos específicos de Engenharia Mecânica, reforçando o contato dos acadêmicos com assuntos menos abordados durante a graduação.

Inicialmente o grupo praticava as línguas inglêsa e francesa, porém, em 2015 o grupo passou a focar apenas na lingua inglêsa praticando a conversação, a leitura e a tradução. Com o crescimento do projeto, o grupo de estudo de lingua estrangeira passou, em 2017, a se chamar PET Talks, mas continuou com o objetivo de estimular a prática do inglês (principalmente conversação) entre os alunos da engenharia mecânica, CT3, mas também é voltado para toda a comunidade da universidade e comunidade externa.

As reuniões ocorrem majoritariamente de 15 em 15 dias em datas previamente definidas. Os temas abordados passaram a ser os mais diversos assuntos cotidianos como "O uso racional do dinheiro", "O formato de ensino universitário no mundo atual", "Como balancear a vida profissional e a pessoal", etc. As reuniões têm duração de 1h, onde nos 10 a 15 minutos iniciais é apresentado o vídeo (que contém legenda em inglês) e nos 45 minutos posteriores é feita a conversa, conduzida pelo membro responsável pelo PETalks. As únicas restrições são falar somente em inglês e não corrigir pronúncia nem vocabulário de nenhum participante. O local de realização das reuniões é a própria sala do PET, podendo ser também no auditório do CT3 dependendo do número de participantes ou caso a sala do PET esteja ocupada no horário.

PETalks realizado no dia 26 de maio de 2017