Elementos Finitos

     Estudar e desenvolver aplicações do método dos elementos finitos em sua formulação com eu sem malha para problemas de engenharia mecânica. Testar e resolver uma série de problemas de interesse prático da engenharia mecânica, bem como para teste das aplicações desenvolvidas. A ênfase no ano de 2016 será em técnicas de otimização topológica, visando determinar as dimensões de uma estrutura a partir da análise de elementos finitos.
     Os objetivos da pesquisa visam o desenvolvimento de um programa computacional em linguagem orientada a objeto que possibilite a resolução de diferentes problemas físicos através da utilização do Método dos Elementos Finitos tanto em sua versão tradicional (discretizando o domínio e o contorno em malhas) quanto na formulação livre de malha. Quanto à otimização topológica pretende-se gerar soluções para diferentes problemas e produzir os modelos físicos com o auxílio de manufatura aditiva.
     A atividade será realizada através do estudo sistemático da literatura e linguagem de programação, com aulas e trabalhos práticos dentro do programa computacional já existente.
     Para teste das características de cada implementação pode-se comparar resultados em diferentes situações. Pode-se também comparar resultados com outros obtidos em programas comerciais disponíveis ou da literatura, bem como com soluções analíticas das equações.
     Pretende-se trabalhar visando a solução de um ou mais problemas propostos, de forma que o processo de trabalho tenha um objetivo direto e atingível a cada etapa.


                                                                                                              
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910