Robô Industrial de Arco de Solda

Tipo de Projeto: Ensino

Tutor: Atilio Barbosa Lourenço

Data de Início: março de 2019

No curso “Robô de Solda”, o aluno aprende a operar um robô de arco de solda MIG/MAG industrial da Panasonic. Com um cunho completamente prático, o aluno aprende a iniciar o equipamento, a realizar os ajustes nos parâmetros de solda, relacionados ao arame, ao gás e à solda, propriamente dita, a movimentar o braço robótico em suas coordenadas nativas, a escrever o código de programação necessário para automatização, entre outas coisas. A ideia deste projeto é proporcionar este conhecimento a mais alunos da universidade, bem como de outras instituições. Durante o curso, o congressista é apresentado a noções básicas do funcionamento do aparelho e aos procedimentos de segurança para sua operação, de forma que, ao término das aulas, ele estará apto a utilizar o equipamento sem dificuldades e de forma autônoma.

O curso tem carga horária prevista de 30h gerando certificado de horas complementares, e é realizado no labsolda.

Nos anos de 2020 e 2021, este curso seria parte integrante da SATE, porém, devido à situação pandêmica de COVID-19, não foi possível a realização do mesmo, já que para a boa aquisição de conhecimento dos alunos, faz-se necessária a forma presencial. Com a volta das atividades presenciais, o minicurso voltará a ser ministrado normalmente como desejado pelo colegiado.

Anexo(s):