Energia Limpa

Atualmente diversos problemas ambientais estão em evidência. Pensando nisso, o PET, através do projeto Energia Limpa, busca contribuir para um desenvolvimento sustentável ajudando no avanço de tecnologias que amenizem tais problemas, especificamente um: a escassez de água.
A fim de lutar contra o desperdício deste bem tão precioso, buscamos identificar fontes de perdas diárias de água envolvidas em nosso cotidiano. Após diversas análises, identificamos grande defasagem no aproveitamento de água em ares-condicionados, tendo em vista um desperdício diário de inúmeros litros de água descartados pelo evaporador.
Sendo assim, visamos, com o desenvolvimento do projeto, a reutilização da água à custo zero através da transformação de energias.
Funcionamento: Através de uma hélice ocorrerá a captação do vento produzido pelo próprio trocador de calor do ar-condicionado e/ou do ambiente. Com isso, transformamos esta energia cinética em energia de bombeamento para um pistão que transfere a água de um pequeno reservatório acoplado para um reservatório maior, de onde posteriormente pode ser direcionada à diversos usos.


Modelagem da Hélice e Importação para impressora 3D

Devido a certas limitações na impressão 3D e a manutenção constante da impressora, uma nova hélice foi desenhada e confeccionada fisicamente com pás de acrílico, como mostrado abaixo. Além disso, como pode-se notar, demos inicio a utilização de um redutor de 125:1 a fim de "transformar" velocidade em torque, para a água, após armazenada, ser elevada para um reservatório suspenso.

         

A fim de dar continuidade ao projeto, atualmente, busca-se a construção do suporte que dará sustentação ao modelo diante do ar condicionado. 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910