BAJA

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens, sendo que a primeira competição ocorreu em 1976. No Brasil, a competição foi realizada pela primeira vez em 1995 e desde então tem crescido gradativamente, tornando-se uma das mais importantes atividades extracurriculares para estudantes de engenharia.

Competem diversas Instituições de Ensino Superior em que o objetivo de cada equipe é projetar e construir um protótipo recreativo, fora de estrada (offroad), monoposto, robusto, visando sua comercialização ao público entusiasta e não profissional. O veículo deve ser seguro, facilmente transportável e de simples manutenção e operação. Deve ser capaz de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática, sempre sem apresentar danos.

A equipe capixaba Vitória Baja, que representa a UFES, tem participação no projeto desde o ano de 1998. A equipe é atualmente referência no território nacional, não apenas por se destacar nos eventos, mas também pelo trabalho que ela desenvolve.

Atualmente, Temos um aluno do PET Mecânica que faz parte do BAJA. Sendo assim uma forma de interação e extensão de conhecimentos entre projetos da UFES.  

Pesquisa referente ao BAJA

   - Análise de falhas de uma engrenagem do protótipo Vitória Baja 2011/2, do subsistema de transmissão. Realização de ensaios: dureza, microscopia eletrônica de varredura e micrografia. Geração de relatório.

  - Estudo de transmissão continuamente variável (CVT) com correia e polias variadoras, utilizada intensivamente nos protótipos BAJA: quais são os fatores de importância e o que eles influenciam.

  - Aprimoramento da caixa de redução (transmissão) utilizada anteriormente no protótipo BAJA.

  - Estudo de desempenho e otimização de engrenagens.


 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910